O críquete é de longe o esporte mais popular na Índia e é jogado em quase todos os lugares. A equipe nacional de críquete da Índia venceu a Copa do Mundo de Críquete de 1983, o ICC World Twenty20 de 2007, a Copa do Mundo de Críquete de 2011, o Troféu dos Campeões da ICC de 2013 e compartilhou o Troféu dos Campeões da ICC de 2002 com o Sri Lanka. A Copa do Mundo de Críquete de 2023 será sediada pela Índia.
As competições nacionais incluem o Troféu Ranji, o Troféu Duleep, o Troféu Vijay Hazare, o Troféu Deodhar, o Troféu Irani e o Troféu NKP Salve Challenger. Além disso, o BCCI realiza a Indian Premier League, uma competição Twenty20, que também é uma das maiores ligas esportivas do mundo e a maior liga de críquete do mundo. A equipe indiana de críquete também é credenciada com a honra de vencer todos os torneios da ICC sob o comando de M.S. A capitania de Dhoni, que é um recorde mundial. Embora o críquete seja de longe o esporte mais popular do país, não é o esporte nacional do país, já que a Índia não tem esporte nacional.
O críquete é uma parte importante da cultura da Índia. A equipe indiana compartilha uma rivalidade com a equipe paquistanesa, e as partidas Índia-Paquistão são algumas das partidas mais esperadas e as transmissões de televisão mais assistidas no país.