A TV Assembleia do Piauí (Alepi) entrou, em 2015, na era digital, com transmissões em alta definição, em HD, com som e imagem de altíssima qualidade, para melhor ilustrar o seu conteúdo, considerado de alto nível. Inaugurada em 6 de junho de 2007, a também conhecida TV Cidadã, fruto de um sonho e da perseguição de um ideal do deputado estadual Themístocles Sampaio Pereira Filho, é mantida pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, por meio da Fundação Rádio e Televisão Deputado Humberto Reis da Silveira, fazendo parte da Rede Pública de Televisão.
A emissora possui uma grade de programação que, além de destacar as ações do legislativo piauiense, ressalta as notícias do dia a dia do cotidiano piauiense. Os telejornais, quatro ao todo, trazem as notícias factuais, que também são destaques em flashes ao vivo direto da redação, além de programas de entrevistas abordando temas em profundidade. A TV Assembleia dá ênfase a uma programação cultural voltada para os que fazem a cultura do Estado, e atrações esportivas que valorizam o esporte profissional e amador do Piauí, bem como programas voltados exclusivamente para as pessoas com deficiência.
Por fim, a emissora do legislativo piauiense, hoje conectada nas redes sociais da própria televisão, tem como essência a cultura cidadã dos piauienses, com uma grade de programação também voltada para outros poderes, como o próprio Judiciário, com programas específicos e temas de interesse da sociedade.